CURSOS OFERECIDOS NA ESCOLA PARQUE EM 2012

CURSOS OFERECIDOS NA ESCOLA PARQUE EM 2012
O Grupo Fazedores Cênicos está intimamente ligado à implantação e organização de uma equipe de investigações teatrais, direcionado aos processos de pesquisa, ensino, extensão e cultura, tendo como eixo norteador principal, a formação de atores/pesquisadores, buscando através das artes cênicas delinear a formação de um grupo de atividades teatrais.

O grupo continuará a estudar o fazer teatral com ampla diversidade de idéias e práticas associadas à matriz da “formação do ator”. Da mesma forma, pretendemos compreender os mecanismos que o compõe, tendo como material criativo o treinamento e os exercícios praticados no desenvolvimento do curso, que vão desde atividades de concentração, leitura, dinâmicas, formação grupal, cidadania, técnicas de interpretação, técnica corporal à construção estética.

Suas atividades constituem, ainda, uma base de conhecimentos e procedimentos que motivam não só a estruturação de um grupo de investigação, mas também um intercâmbio de experiências, espetáculos, oficinas, cursos, palestras e no diálogo com outros núcleos e profissionais de diversas linguagens existentes, fora e dentro do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Escola Parque, Salvador.

Tal intercâmbio se estende sempre à comunidade em geral, descobrindo e estabelecendo uma identidade e linguagem próprias, tomando como fundamento a história do lugar em que está inserido, e está, ainda, interessado na confrontação do seu trabalho e da sua produção teatral acadêmica, com outros modelos de construção do teatro brasileiro.

Originou-se no ano de 2002 a partir da percepção da existência de muitos talentos a serem explorados e uma lacuna a ser preenchida. A necessidade de quebrar paradigmas o fez ultrapassar pouco a pouco os muros da escola.

É composto por alunos, ex-alunos, funcionários, professores do Centro Educacional Carneiro Ribeiro - Escola Parque, e da comunidade do bairro da Liberdade, em Salvador BA. Sua composição, em princípio, não estabeleceu limites de vagas. Os alunos foram selecionados a partir de um processo natural. Os encontros aconteciam, como ainda hoje, em duas reuniões semanais, cada uma de 04(quatro) horas.

Nessa perspectiva, em um primeiro momento, fomos realizando ações internas, consistentes na conquista dos espaços e do reconhecimento da comunidade escolar e que, tal movimento em torno do grupo fazedores cênicos, foi responsável por delinear uma mudança na vida dos diversos participantes envolvidos e como idéia propulsora, a satisfação da necessidade de um fazer cênico.

Em um segundo momento, voltamo-nos para a população do entorno, através de debates e questionamentos, procurando torná-la nossa parceira, acolhendo-a e envolvendo-a em nossos projetos, propiciando-lhe reflexão e emancipação.

Esses critérios fizeram com que chegássemos a um resultado estético aprimorado, envolvendo 35 (trinta e cinco) pessoas, o que nos dá a possibilidade de transitar num marco mais qualitativo, pois somos um grupo bastante envolvido, que ultrapassa as dificuldades e convive enquanto grupo, superando seus próprios limites e sempre chegando ao final com um espetáculo, cujo resultado é muito aguardado e, ainda assim, consegue exceder as expectativas.

O ápice desse trabalho foi a apresentação em 2009 do espetáculo Os descolados, que trata do encontro casual de dois adolescentes, em buscas, cujos ideais são opostos e em cima desse drama se dá a narrativa. Foi apresentado nos Teatros: do SESI - Rio Vermelho, Teatro UNIME em Lauro de Freitas-Ba e Teatro Escola Parque, Teatro Correios e na Conferência Estadual da Educação, Salvador- BA.

Em 2010, quando completamos 60 (sessenta) anos de aniversário da criação de Anísio Teixeira, o Centro Educacional Carneiro Ribeiro Escola Parque, e nove de existência do grupo, será realizada a montagem de um musical no Teatro Castro Alves, TCA, com estréia prevista para 27/09/2010 e envolverá cerca de 130 (cento e trinta) pessoas, com teatro, música e dança.



Ao longo dessa trajetória, o grupo Fazedores Cênicos teve como resultado as seguintes montagens:



2002 -“Relatos” - texto do Grupo, onde se expurgava sentimentos em forma de catarses.

2003 - “Joana Angélica”

2004 “Depende de nós “ Texto Ball Bandeira

2005 “Cadê você? “ Fragmentos e Poesias

2006 “ O que Vale a pena? “ Texto Ball Bandeira

2007 “Furico, o menino liberdade”, texto de Roberval Pedroso Bandeira ( Ball Bandeira)

2008 “ Cariô” – Espetáculo infanto-didático -Texto Ball Bandeira.

2009 “ Os Descolados” texto Ball Bandeira.

2009 “ Acuda Mãe Xica “ Texto Ball Bandeira.

2010 Musical “Contando uma nova historia” – Direção Ball Bandeira



O QUE VEM POR AÍ!

O QUE VEM POR AÍ!
Arraiá 2012

O QUE VEM POR AÍ!

O QUE VEM POR AÍ!
Seminário - Dia da África

O QUE VEM POR AÍ

O QUE VEM POR AÍ

Grupo Fazedores Cênicos fica em 3º Lugar

Grupo Fazedores Cênicos fica em 3º Lugar
Jean Batista integrante do GFC fica em 3º Lugar na categoria Voto Popular no Festival de Minicurtas com o vídeo COMO O SEU CELULAR PODE AJUDAR A VOCÊ A TRANSFORMAR A SUA COMUNIDADE.

Cerimônia de Premiação

Cerimônia de Premiação
O Diretor e Fundador do GFC Ball Bandeira esteve presente na Cerimônia de Premiação do Festival Minicurtas.

Fim do Ano Letivo de 2011 na Escola Parque

Fim do Ano Letivo de 2011 na Escola Parque

Dia D da Saúde

Dia D da Saúde
Um dia inteiro de atividades voltadas para a Saúde e Cidadania, comparecam!!!

quarta-feira, 14 de março de 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"FURICO" O Menino Liberdade

Trabalho Infanto Juvenil estreado em 26 de setembro de 2007, tendo 13 atores no elenco, no Teatro Espaço Xisto Bahia, Cidade do Saber em Camaçari, Teatro das Mercês, Teatro da Escola Parque, Etc.

"FURICO" O Menino Liberdade

"FURICO" O Menino Liberdade
Espetáculo Infanto Juvenil